Perdido em Marte – Andy Weir

Terminei a leitura de Perdido em Marte, de Andy Weir. Não é e nunca vai ser um clássico. É um bom livro de aventura e ficção científica. O livro nos mantém interessados todo o tempo. Há um excesso de explicação sobre soluções técnicas. O autor quis fazer um livro com suficiente embasamento nos reais programas espaciais norte-americanos. Entretanto, há falhas. A maior delas são as tempestades de areia que o autor faz acontecer em Marte. O próprio autor declara mais de uma vez que Marte quase não tem atmosfera, portanto tais tempestades são impossíveis de acontecer.

O astronauta Mark Watney fica sem comunicação nenhuma e sai em busca de uma das sondas que foram deixadas anteriormente no planeta. O astronauta lembra de tudo e é inteligente acima da média, mas não lembra de escrever uma mensagem no solo, com pedras, visto que Marte é constantemente fotografado por satélites. Muito mais tarde, esse recurso é utilizado por ele.

A tripulação que o deixou no planeta, acreditando que estava morto, parte na nave Hermes de imediato. Ora, o livro diz que a nave teria vinte e quatro horas para partir, não precisava ser de imediato. A tripulação chocada e abalada ficaria, é evidente, o tempo que fosse possível na órbita de Marte para tentar conseguir contato ou, ao menos, localizar o corpo de Watney. Com esse comportamento natural, a tripulação veria, da mesma forma que o controle na Terra viu, tempos depois, a movimentação na base marciana, o que indicaria que Watney estava vivo.

Essas falhas são truques do autor para que a trama pudesse ocorrer e incomodam o leitor atento. É uma ficção científica que se pretende mais científica do que ficção e, dessa forma, incorre em falhas científicas, como a da tempestade. Prefiro a ficção científica que não explica os cálculos de combustível para uma decolagem. Apesar de tudo, é um livro divertido, instigante, uma leitura leve e que prende o leitor, entretanto descartável em boa medida.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s