O Grande Gatsby – F. Scott Fitzgerald.

great-gatsby-cover-designs-e1365721277174

Francis Scott Key Fitzgerald viveu apenas quarenta e quatro anos. Seu primeiro livro, Este Lado do Paraíso, fez muito sucesso e rendeu dinheiro suficiente para que ele casasse com Zelda Sayre e viajasse pela Europa. Ambos tiveram problemas com o excessivo consumo de álcool. O Grande Gatsby não fez sucesso durante a curta vida de Fitzgerald.

Para mim, Gatsby é um livro perfeito e um dos melhores livros que li. Esta é, também, a opinião do crítico Paul Antony Tanner, para quem o Gatsby é “perfeito e inesgotável” e “a obra de ficção mais perfeitamente construída da literatura americana”. Muito das qualidades do livro se deve às revisões e supressões que Fitzgerald realizou. Com isso, obteve um livro curto, enxuto e profundo. Milhares de páginas já foram escritas sobre esse livro fascinante e muitas outras ainda o serão.

Jay Gatsby é um homem rico, de passado nebuloso, e que obteve sua fortuna de diversas formas escusas e ilegais. Ele e seu amigo Nick são os personagens principais da história, da qual Nick é o narrador. É por meio de Nick que vemos e conhecemos Gatsby e os outros personagens. Mais do que a história do amor de Gatsby por Daisy, esta é a história de uma amizade imperfeita e desigual entre Nick e Gatsby. O livro é tremendamente melancólico e triste e percorre uma trajetória que vai do luminoso verão ao fenecente outono, não apenas em relação às estações do ano, mas em relação ao comportamento dos personagens.

Li o Gatsby no mínimo quatro vezes, sendo a mais recente delas em inglês, e uma vez na tradução de Vanessa Bárbara para a Penguin – Companhia das Letras. Penso que esta tradução não faz jus ao talento de Scott Fitzgerald. Além de diversas divergências entre o texto original e o texto em português, encontrei até um parágrafo no qual faltava uma frase essencial para a compreensão dos acontecimentos subsequentes entre Nick e Jordan Baker.

De todo modo, Gatsby é um livro excelente e deve ser conhecido e discutido por todos que amam a literatura.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s