Coelho corre – John Updike (1960)

Coelho corre – John Updike (1960) – Editora Planeta de Agostini – 372 páginas. Título original: Rabbit run. Tradutor: Paulo Henriques Britto.

Não gostei, não recomendo. Não compreendo o motivo de este livro de Updike ter se tornado relativamente famoso. O personagem principal, Coelho Angstrom, é um cara imaturo e covarde. Não é possível estabelecer qualquer nível de empatia com o tal Coelho, que foge de tudo, nem com nenhum dos personagens da história. O Coelho só faz correr, fugir dos compromissos. Casado, um filho, a esposa grávida, ele foge de casa sem qualquer planejamento, ajeita-se com outra mulher que engravida, volta para a esposa, foge da esposa, volta para a esposa, foge da esposa, reencontra a outra mulher grávida, foge dela.

Outro aspecto incômodo do livro é a montanha-russa de emoções que o autor descreve. Em um momento, um personagem ama, no momento seguinte sente asco, no momento seguinte indiferença.

De todo modo, é uma história quase arqueológica, de um tempo em que mulheres ficavam em casa para cuidar dos filhos e em que todos têm “tufos” ou “arbustos” de pelos no púbis, como diz o autor. Outro aspecto arqueológico é o fato de Janice, grávida, beber e fumar. Cabe destacar a falta de banhos de Coelho, que deve ou devia ser também a do norte-americano médio. Coelho gosta de vestir uma roupa limpa sem tomar banho. Ele se sente sujo e suado, com a roupa íntima úmida. A solução é vestir uma roupa limpa e seca. Banho nem pensar. Coelho usa uma camisa uma única vez e a camisa fica com o colarinho preto, imagine-se o grude do rapaz. Entra no banheiro, passa água nos braços e no rosto, banho nada. Péssimo livro.

Anúncios

Um comentário em “Coelho corre – John Updike (1960)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s