A desumanização – Valter Hugo Mãe (2013)

A desumanização – Valter Hugo Mãe (2013) – Editora Cosac Naify – 160 páginas.

Não gostei. Eu ouvia falar bastante desse Valter Hugo Mãe, autor português, nascido em Angola no ano de 1971. Autor festejado, presença constante no Brasil e nas feiras literárias espalhadas pelo país. Vi um ou outro pedaço de entrevista com ele, parecia um cara bem-humorado, gosta do Brasil e de coxinha de galinha. Entretanto, justamente por ser muito reverenciado, não me vinha a vontade de conhecer seus livros. Eu também implicava com aquela mania inicial dele de escrever em minúsculas, nos primeiros romances. Quando a forma é sobrevalorizada, provavelmente o conteúdo é fraco.

Então, decidi dar ao Mãe uma chance e peguei esse. É um livro entediante. A história se passa na Islândia. Há duas meninas gêmeas, uma delas morre logo no comecinho do livro. Daí em diante, o que se vê é um luto enorme, esticado, prolongado. Não gosto de lutos prolongados, penso que são falsos. A vida continua, vamos em frente, os mortos ficam para trás. Contudo, na pequena vila descrita por Mãe, a menina e seus pais sobrevivem do luto, da tristeza.

Além dessa história que quase não anda, tudo é contado de uma forma quase “onírica”, vaga demais. Coloquei esse adjetivo entre parênteses porque não o considero elogioso. Quer ver um livro, um filme ou uma obra de arte ruins? É só procurar aqueles que críticos e editores e divulgadores chamam de “oníricos”. No livro de Mãe, tudo é enevoado, pouco descrito, pouco apegado à realidade. Também achei esquisito o autor escrever como se fosse islandês. Será preconceito ou um mau julgamento meu? Não vejo nem sinto estranheza quando um autor homem escreve uma história narrada por uma mulher, ou vice-versa. Entretanto, soou-me estranho que um português “fale” como se fosse islandês, inclusive com todos os cacoetes próprios do português de Portugal. Parece falso. Vai demorar para que eu dê outra chance ao Mãe.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s