Sagarana – Guimarães Rosa (1946)

Sagarana – Guimarães Rosa (1946) – Editora Livros do Brasil – 350 páginas.

Que será que posso falar de Sagarana?

Sagarana, livro de contos de Guimarães Rosa, escrito em 1946, dez anos antes de Grande Sertão Veredas. O livro apresenta nove contos: O burrinho pedrês, A volta do marido pródigo, Sarapalha, Duelo, Minha gente, São Marcos, Corpo fechado, Conversa de bois, A hora e a vez de Augusto Matraga.

Quase todos os contos apresentam uma nota em comum e isso está declarado na epígrafe: “For a walk and back again”, said the fox. “Will you come with me? I’ll take you on my back. For a walk and back again.” Ou seja, os contos tratam de histórias de ida e volta, em geral. O burrinho pedrês, que tem a personalidade de um filósofo cético, participa do grupo que leva uma boiada para a estação de trem e retorna à fazenda. O marido pródigo abandona a mulher, vai para a esculhambação e a pândega no Rio de Janeiro e volta disposto a reconquistá-la. No vau da Sarapalha, dois primos com maleita relembram a esposa de um deles que os abandonou. Em Duelo, dois inimigos executam uma coreografia de perseguição e fuga, com idas e vindas e voltas ao lugarejo onde a rixa de morte começou. Em Minha gente, o primo se apaixona pela prima que não corresponde, ela muito mais esperta e perspicaz do que ele, o primo foge dela mas volta para o desfecho algo surpreendente do conto. São Marcos e Corpo fechado têm em comum a narrativa fantástica dos poderes dos rezadores do sertão. Conversa de bois narra a viagem em que se leva um defunto para o cemitério em carro de boi. Por fim, Augusto Matraga é alguém que vai ao inferno em vida, submerge em uma busca profunda do sentido de sua existência e volta para cumprir algum tipo de destino.

São todos contos inesquecíveis.

É absolutamente necessário destacar a belíssima linguagem de Guimarães Rosa, mista da recolha do modo de falar dos capiaus, vaqueiros e gente simples dos sertões de Minas junto com o imenso cabedal linguístico do próprio Rosa.

P.S.: Meu Sagarana é uma antiga edição de Portugal.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s