Carne viva, Paulo Francis, 2007

Carne viva, Paulo Francis, 2007, 262 páginas.

Conta-se na orelha do livro que Paulo Francis (1930-1997) deixou em uma gaveta este romance terminado, até que, dez anos após a morte dele, a sua mulher releu o livro e decidiu publicar. Na minha opinião, é possível que o autor não tenha revisado o romance e que os editores e revisores também não o fizeram. Há trechos incompreensíveis que poderiam ter sido suprimidos e há muitas falhas de revisão. Dois exemplos: (1) Escreveu-se “Jeu de Pomme”, incorretamente, para o nome do museu Jeu de Paume. (2) Diz-se que o Davi, de Michelangelo, é obra de Leonardo.
Falhas mais gerais do romance são (1) a ausência de definição mais exata de uma cronologia, visto que o romance vai aleatoriamente para a década de 1960, às vezes 1990, às vezes 1978, 80, etc, e o leitor se perde. (2) O uso indiscriminado e, por vezes desnecessário de frases e palavras francesas, inclusive no meio de uma discussão acalorada, que soa, dessa forma, artificial. (3) Tudo, no romance, é rápido, raso, artificial e superficial, como se o autor estivesse com pressa de terminar a história, sem se aprofundar em personagens e enredo. (4) Inverossimilhança do personagem Beau, que se mete no maio de 1968, na França, junto ao Cohn-Bendit, depois se mete de dentro com o Baader-Meinhof, pfff.
O romance, por tratar de histórias de uma camada elitíssima da sociedade brasileira, os muito muito ricos, parece fazer referência à obra de Proust, sem a grandiosidade, o detalhamento e a profundidade de Proust.
Fora todos esses defeitos, até vale a pena uma leiturinha, o cara escrevia direitinho, apesar da preguiça para fazer algo melhor. Dá para uma leitura despretensiosa de final de semana

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s