Otelo, notas.

Releitura de Otelo e início de anotações sobre.

“The divine Desdemona.”
“She that I spake of, our great captain’s captain,”

“A divina Desdêmona”, é ela “quem comanda o nosso grande comandante”.

“Come on, come on; you are pictures out [a’ doors],
Bells in your parlors, wild-cats in your kitchens,
Saints in your injuries, devils being offended,
Players in your huswifery, and huswives in your beds.”

“Ora, ora, vocês (mulheres) são pinturas dentro de casa,
Sinos nas salas, gatos selvagens nas cozinhas,
Santas quando ferem, demônios quando são ofendidas,
Jogadoras nos trabalhos domésticos, e putas na cama.”

Tradução minha. No Otelo, uma nota refere que housewife também significava prostituta na época de WS, e que ele usava essa ambiguidade de significado.

O ciúme é um sentimento desprezível, é verdade, e que faz sofrer tremendamente ao ciumento e ao objeto do ciúme. O ciúme é enlouquecedor. Shakespeare mostra que o ciúme modifica a forma de ver, o ciumento quer ver o mundo sob o viés do ciúme. Um homem e uma mulher se afastam para conversar e seus pequenos gestos podem ser vistos como amizade ou como luxúria.

Todavia, em Shakespeare, muitos acontecimentos se dão fora da cena. Ele não fornece certezas em muitas situações. Ele faz com que Desdêmona soe independente demais, livre demais, passional demais. Desdêmona não segue aquele ditado sobre a mulher de César, seja o ditado machista ou não.

Iago diz ter motivos para praticar a intriga. O primeiro é ter sido preterido quando Otelo escolheu Cássio para seu tenente. Por vezes, ele mesmo parece ter ciúmes de Desdêmona, ou de Cássio e Otelo. Iago pode ser sexualmente ambíguo ou apenas ter inveja da felicidade dos outros. Em outro momento, ele acrescenta motivos que o incitam a tramar contra o trio Desdêmona, Otelo e Cássio.

Ele diz que também ama Desdêmona, não apenas por luxúria. Quer se vingar de Otelo pois acredita que o “lúbrico Mouro” pulou na sua sela, ou seja, fodeu com Emília. Ele imagina a vingança “esposa por esposa”, algo que não se concretizará. Se Iago tem ciúme de Emília, ele fará com que o Mouro sinta “um ciúme tão forte que a razão não poderá curar”. Iago também suspeita que Cássio também “usou a sua touca”, ou seja, outro que fodeu com Emília.

As suspeitas de Iago, verdadeiras ou paranoicas, fazem com que ele sempre trate mal à esposa. Não há diálogo neutro ou amoroso entre Iago e Emília.

Deixe um comentário